Uso de blogs em sala de aula estimula a produção textual
O uso em sala de aula de blogs estimula a prática da
produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o poder de
argumentação, segundo a conclusão de uma dissertação de
mestrado do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp). As informações são da Agência Fapesp.
A autora da dissertação, Cláudia Rodrigues, que também é
professora de redação do ensino médio, afirma que o uso de blogs
também propicia a leitura de uma maior diversidade de textos e gera
debates e comentários mediados pela prática da escrita.
A pesquisa teve o objetivo de estudar a viabilidade da utilização de
blogs nas aulas de língua portuguesa e no ambiente escolar. “O estudo ressaltou
a necessidade de os professores encontrarem caminhos para explorar o letramento
digital em sala de aula”, explica.
Para verificar a validade em utilizar blogs para o ensino de escrita, o
estudo envolveu a produção de 20 blogs por cerca de 240 alunos durante as aulas
de produção textual ministradas em quatro turmas de uma escola de ensino
básico.
“Nas aulas de redação, normalmente, há debates sobre determinado tema
para preparar o aluno para a escrita. Os blogs tiveram a intenção de continuar
e transferir essa discussão para o ambiente virtual”, diz Cláudia.
Domínio da tecnologia
Segundo Cláudia, que sugere a inserção dos blogs nas aulas de produção
textual, o uso desse tipo de tecnologia na escola tem sido quase que
inevitável. Por outro lado, o uso dessas “páginas digitais” demanda mudanças
sensíveis no perfil do professor.
“O professor passa a ser mais um orientador e, embora possa avaliar e
dar nota ao blog, na prática, ele deixa de ser o leitor alvo dos textos. O blog
deve ser visto como mais uma ferramenta à disposição dos docentes, somado ao
livro didático e a outras atividades de suporte.”
Na pesquisa, a produção textual dos alunos não se enquadrou na linguagem
conhecida como “internetês”, carregada de abreviações e gírias criadas pelos
próprios adolescentes.
“Os alunos se preocuparam mais com a qualidade da escrita e com o
desenvolvimento do discurso, uma vez que o professor não é mais o único leitor
de seus textos. O blog é público.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário