quinta-feira, 20 de junho de 2013

O primeiro beijo...


Sequência Didática - O primeiro beijo           



Série: 9° ano

Desenvolvimento:

Conhecimentos Prévios.

- Discussão sobre o gênero “Crônica”.

- Discussão sobre a autora “Clarice Lispector”.

- Exploração do título do texto “O primeiro beijo”.

- Leitura do texto “o primeiro beijo” de Clarice Lispector.

- Durante a leitura deverá haver alguns questionamentos para que o aluno realize hipóteses

e inferências, diante disso o professor vai instigando os alunos para a reflexão do texto e os elementos que compõe.

- Discussão sobre o texto lido e questionar os alunos se conhecem textos ou músicas com o mesmo tema, dessa forma, os alunos poderão compartilharem informações entre si e aprenderem com os outros, cabe o professor mediar essas informações para que tornem significativas para os alunos.

Produção :                    

- O professor  deverá apresentar outro texto do mesmo gênero e tema aos alunos e solicitar que realizem algumas atividades de interpretação. Socializando suas descobertas e interagindo com os demais.

- Comparação dos textos (com a finalidade de evidenciar as características do gênero).

- Mostrar também para os alunos o quadro “O primeiro beijo” trabalhando a leitura de imagem e a intertextualidade.

- Discussão sobre o tema antigamente e na sociedade atual.

- Produção coletiva ou individual

Divulgação:

- Para finalizar o professor poderá organizar com os alunos cartazes com as produções individuais ou coletivas em murais, dessa forma, o trabalho poderá ser visitado pelos alunos de outras salas, além de valorizar o trabalho dos alunos envolvidos.

 

 Um grande beijo para Você!!!!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sequência didática - No aeroporto

Atividade realizada no módulo 3, do curso EaD – Melhor Gestão, Melhor Ensino – oferecido pela EFAP/SEE,  e que foram analisadas, revisadas e reelaboradas pelos integrantes  do grupo 1 Turma 314:

Isabel Cristina Guisso
Meire Cristina Garcia
Marilce Cristina Evaristo Daimaru
Izabel Cristina dos Santos
Rosemeire Canhizares

Sequência didática para 9º. ano, a partir do texto

Leitura e análise da crônica “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade.

Antes da leitura
·         Apresentar o título da crônica, na lousa, a fim de ativar o conhecimento prévio do aluno;
·         Antecipação do conteúdo – a partir do título, abordar o possível assunto do texto, possível gênero textual e o suporte em que foi veiculado.

Durante a leitura
·         Ler separadamente cada parágrafo (exceto o último – que só será apresentado ao final da sequência didática), levantando hipóteses sobre a caracterização do personagem Pedro, a continuidade do texto e fazer inferencial dos vocábulos desconhecidos;
·         Em grupo, pedir aos alunos que produzam um último parágrafo de acordo com as percepções adquiridas ao longo da leitura do texto;
·         Socialização das produções;
·         Apresentação do último parágrafo original.

Depois da leitura
·         Identificar o tema principal do texto;
·         Avaliar criticamente a condução do enredo da crônica;
·         Apresentação de música de Bach (intertextualidade);
·         Projeção de trailer do filme “O terminal”, a fim de que  os alunos possam  visualizar o ambiente de um aeroporto e discutirem sobre os sentimentos que afloram na recepção ou despedidas de entes queridos neste ambiente.






André Mattos
Márcia Regina Bibo
Meire Cristina Garcia Gomes
Silvia Regina Delázari Ferreira


Sequência didática - Pausa

Atividade realizada no módulo 3, do curso EaD – Melhor Gestão, Melhor Ensino – oferecido pela EFAP/SEE,  e que foram analisadas, revisadas e reelaboradas pelos integrantes  do grupo 1 Turma 314:
Isabel Cristina Guisso
Meire Cristina Garcia
Marilce Cristina Evaristo Daimaru
Izabel Cristina dos Santos
Rosemeire Canhizares

Sequência didática para 9º. ano, a partir do texto

Pausa
(Moacyr Scliar)
                                          
Primeira aula
1-) Projetar a imagem de “pausa” e perguntar aos alunos o que ela significa, quando é usada. Em seguida, escrever o nome do texto na lousa e questionar os alunos sobre o que podem esperar de um texto com esse título. Dessa forma, os alunos, baseando-se em conhecimentos prévios sobre o vocábulo e a imagem, levantariam hipóteses sobre o tema do texto.

2-) O professor lerá para os alunos até o seguinte trecho “Samuel subiu quatro... olharam-no com curiosidade.” . Novamente, a partir de questionamentos, os alunos levantarão hipóteses sobre o tema, o gênero textual e o desfecho, exemplificando com passagens do texto as pistas que seguiram.

3-) Os alunos continuarão a leitura silenciosamente e, ao acabarem, farão comentários sobre o enredo e o desfecho.

Segunda aula
4-) Projetar clipe do filme Clic  para que os alunos reflitam, a partir de perguntas direcionadas, sobre as razões que levam algumas pessoas a darem uma “pausa” em suas vidas, além de relacionar o texto ao filme.

5-) Apresentar o texto “Circuito fechado”, de Ricardo Ramos, para os alunos, em grupo) fazerem a leitura comparativa com a crônica “Pausa”, anotando considerações sobre a estrutura e o tema, para depois socializarem com a classe. Socialização.
Observação: Os grupos serão organizados pelo professor de acordo com o grau de dificuldade dos alunos. A partir dessa atividade, o professor orientará cada grupo, atuando de forma diversificada, para atender os que tiverem mais dificuldade.

Terceira a sexta aulas
6-) Propor aos alunos a produção de um texto a partir do seguinte tema: Como seria o dia em que você desse uma pausa na sua rotina? O professor também poderá escrever o seu texto.

7-) Em dupla, os alunos trocarão os textos para leitura, apreciação e possíveis sugestões. A partir dessa atividade, os alunos voltarão para os seus textos, reescrevendo-o para entregar ao professor.
     Para encerrar, o professor poderá ler o texto produzido por ele para os alunos.




André Mattos
Márcia Regina Bibo
Meire Cristina Garcia Gomes
Silvia Regina Delázari Ferreira


domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


DIRETORIA DE ENSINO DE AMERICANA-SP

 TEXTO-PAUSA- MOACYR SCLIAR

1)      Desenvolver uma Roda de conversa com os alunos sobre rotinas.
a)      O que é rotina?
b)      Qual  a sua rotina?
c)       É importante ter rotina?
2)      Leia a crônica ROTINA de Martha Medeiros.
a)      Faça  uma reflexão sobre o assunto.
3)      Apresente a crônica Pausa de Moacyr Scliar.
a)      Faça  um questionamento sobre o título e sobre o autor.
b)      Ao ler o título o que você imagina que seja o assunto do texto?
4)      Leitura coletiva da crônica Pausa- Moacyr Scliar.
a)      Qual a sua impressão inicial do título? Tem relação com o tema tratado na crônica?
b)      Qual a relação entre Rotina e Pausa?
5)      Levante hipótese:
a)      Samuel, personagem da crônica, voltará ao hotel? Sim ou não? Por quê?
b)      Tem alguma semelhança entre a rotina de Samuel e de alguém que você conhece? Sim ou Não? Comente.
6)      Use a palavra chave “pausa” e crie novas palavras relacionando som e grafia.
7)      Proponha jogos de aperfeiçoamento da ortografia.
a)      Bingo de palavras.
b)      Jogo da velha.
c)       Cruzadinha.
d)      Forca.
e)      Quebra-cabeça.
8)      Elaboração de cartazes:
a)      Trabalhe com as palavras dos itens 6/7 e ilustre: “Essas eu não erro mais.”
9)      Produção de charges:
- Levando em consideração o sonho da personagem Samuel da crônica PAUSA- MOACYIR SCLIAR.
      10) Criação de um jornal virtual para postar as charges e um fórum para discussão das atividades.
BIBLIOGRAFIA
Leitura e produção de textos para a escola e a vida- Silene kuin
Crônica: Pausa- Moacyr Scliar.
Crônica Rotina- Martha Medeiros.
Letramento e capacidades de leitura para a cidadania- Roxane Rojo.
Trabalho diversificado- América A.C. Marinho e Zoraide.
TURMA- 5  - CURSO PRESENCIAL 2ºDIA

DANIELE ANGÉLICA NARDI- E.E.PROFªSILVANIA AP. DOS SANTOS.
JESUALDO TUBERO- E.E.PROFªSILVANIA AP. DOS SANTOS.
ELZA APARECIDA JANUÁRIO- E.E.PROFªSILVANIA AP. DOS SANTOS.
LUZIMAR DA FONSECA PEREIRA- E.E.PROFªSILVANIA AP. DOS SANTOS.
CÉLIA RENATA PREZOTI-E.E.PROFªLUZIA BARUQUE KIRCHE.
ROSEMEIRE CANHIZARES- E.E.PROF.JORGE CALIL ASSAD SALLUM.
SILMARA DIAS DA SILVA DIONÍSIO- E.E.PROF.JORGE CALIL ASSAD SALLUM.


segunda-feira, 10 de junho de 2013


 

 

Minha Experiência Leitora
três, crianças, aberta, livro

A leitura para mim é uma eterna  aprendizagem, pois é através dela que podemos enriquecer  com fantasias  e  obter conhecimento. Me lembro e sempre gosto de contar aos meus alunos minha primeira experiência de leitura, foi quando ganhei um livro dos: Os Três Porquinhos de minha mãe. foi o primeiro tinha 7anos, no início tinha dificuldade de ler então lia através da imagem e sempre que retornava a leitura de imagem descobria cada pedacinho da história.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas, o hábito de ler ao meu ver deve  ser estimulado na infância, para que o  aprendamos  desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.

Como professora realizo me contando histórias, principalmente no ciclo inicial onde os alunos apreciam cada leitura que ouvem...é maravilhoso!!!

Portanto, hoje na sala de aula contar histórias é dividir com os alunos as experiências e voltar meu tempo de criança.. Nos dias de hoje leio muito e adoro ler também para o meu filho.



 

 

 

 

domingo, 9 de junho de 2013

Minha história como leitora

“MINHA HISTÓRIA COMO LEITORA”

         Quando criança, eu adorava os contos de fadas e sonhava com aquele mundo de fantasia. Filha única, de pessoas simples e batalhadoras de uma pequena cidade do interior, do Estado de São Paulo.
 Descobri o mundo mágico bem cedo ,lendo gibis, contos , observando e ouvindo minha mãe ler e fazer as receitas culinárias e outras histórias. Meu pai costumava ler e contar diversas histórias, quase toda noite para eu dormir e com isso adquiri o hábito pela leitura.
         Logo que comecei a estudar, eu já conhecia várias historinhas infantis e assim foi mais fácil para eu acompanhar as aulas de português e leitura, e a partir de então, passei a frequentar a biblioteca da escola que tinha uma diversidade de livros, enriquecendo assim ainda mais os meus conhecimentos.

         Diante das boas influências de leitura e desse mundo que me  fez viajar sem ao menos sair do lugar, resolvi escolher o curso de Letras e tornei-me professora de Língua Portuguesa.

Experiência com leitura


Quando criança e adolescente, não tive experiências significativas com leitura e escrita que me fizessem relembrar momentos para dividir com vocês. Acredito que tenha lido livros legais no primário, porém nenhum deles que tenha gravado na memória.
Durante o ensino básico, as aulas de português eram quase sempre focadas na gramática e quando era solicitada a leitura de livros, sempre tinha como objetivo a realização de provas, fato que tirava o prazer da leitura.
Passei a gostar de leitura na faculdade de Letras, onde tive contato com excelentes professoras de literatura que se emocionavam e emocionava a todos quando liam poemas e alguns textos literários. Uma delas se arrepiava literalmente sempre que lia algum poema de Camões.
Passei a ler por prazer a partir dos 25 anos, sempre com livros de romance, meus preferidos.
        A  leitura e a escrita são práticas que requerem que o aluno adquira competências específicas para que possa se apropriar do conteúdo lido de forma a significá-lo   no seu dia a dia. Nesse sentido, a escola, considerada  importantes para a  construção  de conhecimentos e os  professores são os principais articuladores e promotores dessas práticas organizadas e planejadas. A partir de um planejamento estruturado, segundo a diversidade de possibilidades linguísticas que a linguagem em suas múltiplas formas pode oferecer, atividades e estratégias capazes de abrir os caminhos para que cada forma de linguagem ganhe sentido para o aluno, o professor pode propiciar e criar espaços para que os processos linguísticos possam ser assimilados e compreendido.

Portanto, a prática da leitura e da escrita devem ser estimuladas desde o início da aprendizagem, para a construção de conhecimentos que ambas oferecem.
Diversão e Imaginação...

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça 
na imaginação!


Uso de blogs em sala de aula

Uso de blogs em sala de aula estimula a produção textual

O uso em sala de aula de blogs estimula a prática da produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação, segundo a conclusão de uma dissertação de mestrado do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As informações são da Agência Fapesp.

A autora da dissertação, Cláudia Rodrigues, que também é professora de redação do ensino médio, afirma que o uso de blogs também propicia a leitura de uma maior diversidade de textos e gera debates e comentários mediados pela prática da escrita.

A pesquisa teve o objetivo de estudar a viabilidade da utilização de blogs nas aulas de língua portuguesa e no ambiente escolar. “O estudo ressaltou a necessidade de os professores encontrarem caminhos para explorar o letramento digital em sala de aula”, explica.

Para verificar a validade em utilizar blogs para o ensino de escrita, o estudo envolveu a produção de 20 blogs por cerca de 240 alunos durante as aulas de produção textual ministradas em quatro turmas de uma escola de ensino básico.

“Nas aulas de redação, normalmente, há debates sobre determinado tema para preparar o aluno para a escrita. Os blogs tiveram a intenção de continuar e transferir essa discussão para o ambiente virtual”, diz Cláudia.

Domínio da tecnologia
Segundo Cláudia, que sugere a inserção dos blogs nas aulas de produção textual, o uso desse tipo de tecnologia na escola tem sido quase que inevitável. Por outro lado, o uso dessas “páginas digitais” demanda mudanças sensíveis no perfil do professor. 

“O professor passa a ser mais um orientador e, embora possa avaliar e dar nota ao blog, na prática, ele deixa de ser o leitor alvo dos textos. O blog deve ser visto como mais uma ferramenta à disposição dos docentes, somado ao livro didático e a outras atividades de suporte.”

Na pesquisa, a produção textual dos alunos não se enquadrou na linguagem conhecida como “internetês”, carregada de abreviações e gírias criadas pelos próprios adolescentes.


“Os alunos se preocuparam mais com a qualidade da escrita e com o desenvolvimento do discurso, uma vez que o professor não é mais o único leitor de seus textos. O blog é público.”

Melhor Gestão Melhor Ensino

Melhor Gestão, Melhor Ensino

Este blog faz parte de um programa de formação a distância de educadores, denominado Melhor Ensino, Melhor Gestão (MGME) para professores de Língua Portuguesa e Matemática


A ação de formação continuada "Melhor Gestão, Melhor Ensino" é parte integrante do Programa “Educação – Compromisso de São Paulo” e dá continuidade às atividades de formação desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com a finalidade de aperfeiçoar a prática dos gestores e dos professores do Ensino Fundamental Anos Finais das unidades escolares, como mais uma das vertentes voltadas à melhoria da educação do Estado de São Paulo.

Esta ação é composta por cursos voltados à: formação dos formadores; formação dos gestores escolares responsáveis pelo Ensino Fundamental Anos Finais; e à formação dos professores em classes de Língua Portuguesa e de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais.