Sequência Didática - O primeiro beijo
Série: 9° ano
Desenvolvimento:
Conhecimentos
Prévios.
-
Discussão sobre o gênero “Crônica”.
-
Discussão sobre a autora “Clarice Lispector”.
-
Exploração do título do texto “O primeiro beijo”.
-
Leitura do texto “o primeiro beijo” de Clarice Lispector.
-
Durante a leitura deverá haver alguns questionamentos para que o aluno realize
hipóteses
e
inferências, diante disso o professor vai instigando os alunos para a reflexão
do texto e os elementos que compõe.
-
Discussão sobre o texto lido e questionar os alunos se conhecem textos ou
músicas com o mesmo tema, dessa forma, os alunos poderão compartilharem
informações entre si e aprenderem com os outros, cabe o professor mediar essas
informações para que tornem significativas para os alunos.
Produção :
- O
professor deverá apresentar outro texto
do mesmo gênero e tema aos alunos e solicitar que realizem algumas atividades
de interpretação. Socializando suas descobertas e interagindo com os demais.
-
Comparação dos textos (com a finalidade de evidenciar as características do
gênero).
-
Mostrar também para os alunos o quadro “O primeiro beijo” trabalhando a leitura
de imagem e a intertextualidade.
-
Discussão sobre o tema antigamente e na sociedade atual.
-
Produção coletiva ou individual
Divulgação:
-
Para finalizar o professor poderá organizar com os alunos cartazes com as
produções individuais ou coletivas em murais, dessa forma, o trabalho poderá
ser visitado pelos alunos de outras salas, além de valorizar o trabalho dos
alunos envolvidos.
Um
grande beijo para Você!!!!
